A importância dos exames preventivos ginecológicos para a saúde da mulher

Realizar exames preventivos é a melhor forma de detectar precocemente possíveis doenças relacionadas a saúde da mulher e evitar futuros problemas.

O ideal é que os exames preventivos ginecológicos sejam feitos pelo menos uma vez por ano, a partir da primeira menstruação. Existem doenças que não exibem sintomas, como é o caso do HPV, e é somente através desses exames que podemos detectar e tratar antes que a doença se agrave.

O HPV é uma doença sexualmente transmissível (DST) causada pelo vírus Papilomavírus. O vírus do HPV pode ser transmitido pelo contato com a pele ou a mucosa infectada, porém forma principal de transmissão é por via sexual, pode ocorrer também o contágio entre mãe e bebê durante a gravidez ou o parto e ao compartilhar roupas íntimas e toalhas também se corre o risco de transmitir o vírus. Existem mais de 100 tipos de Papilomavírus (HPV) e alguns deles podendo causar câncer, principalmente no colo do útero e do ânus. Não se sabe ao certo o tempo em que o HPV pode permanecer sem se manifestar, por isso recomenda-se procurar o médico para realizar um check up anualmente.

Existem alguns exames de prevenção que devem fazer parte de toda a vida da mulher, dentre eles estão o Papanicolau, o ultrassom transvaginal e a mamografia.

Papanicolau

Papanicolau também conhecido como Citologia Oncótica, é um exame cujo procedimento é realizar a coleta de material do colo do útero, com o intuito de analisar se existe a presença de vírus, fungos, bactérias ou células cancerígenas. Quando se identifica alterações no exame Papanicolau, o médico solicita também que seja feita um exame de Colpocospia, que é um exame mais preciso e que detecta alterações na vulva e na vagina.

Ultrassom Transvaginal

Ultrassonografia Transvaginal também conhecida como Ultrassom Pélvica, é um procedimento que examina os órgãos (ovários, útero e trompas) e através desse exame é possível detectar se houver cistos, miomas, endometriose e outras doenças.

Mamografia

Mamografia é um exame de imagem que realiza uma raio-x nas mamas e através dele pode se detectar nódulos ou calcificações, e dessa forma uma detecção precoce do câncer de mama.

Tenha o hábito de agendar consultas anualmente com seu médico e caso haja alguma dúvida, pergunte, se informe e não se esqueça de realizar os exames preventivos.

Contate-nos pelo whatsapp!