Menopausa e a saúde feminina

Menopausa é o período fisiológico após a última menstruação espontânea da mulher. Neste espaço de tempo estão sendo encerrados os ciclos menstruais e ovulatórios. O organismo deixa de produzir de forma lenta e gradativa, os hormônios estrogênio e progesterona. Neste período ocorrem transformações no organismo feminino, que aumentam a possibilidade de aparecimento e agravamento de doenças.

Não há uma idade exata para a menopausa: ela varia de mulher para mulher, mas em média ocorre entre os 45 e 55 anos. Ir regularmente ao médico é importante para confirmar se, de fato, a mulher entrou na menopausa.

Sintomas
Algumas mulheres nesta fase podem sentir ondas de calor, acompanhadas de transpiração, tonturas e palpitações; suores noturnos prejudicando o sono; depressão ou irritabilidade; alterações nos órgãos sexuais, como coceira, secura da mucosa vaginal; distúrbios menstruais; diminuição da libido; desconforto durante as relações sexuais; diminuição do tamanho das mamas e perda da firmeza; diminuição da elasticidade da pele, principalmente da face e pescoço; aumento da gordura circulante no sangue; aumento da porosidade dos ossos tornando-os mais frágeis.

Sobre o tratamento, o método mais eficaz é a terapia de reposição hormonal, pois ela traz de volta ao organismo os hormônios, de modo a amenizar e/ou reverter os sintomas da menopausa. A avaliação médica é fundamental para definir se o paciente precisará ou não fazer uso da terapia hormonal, visto que a opção por terapias não hormonais, incluindo bons hábitos de vida (alimentação adequada + atividade física) podem ajudar bastante, fazendo com que seja possível evitar o uso de hormônios.

Convivendo/ Prognóstico

Converse com seu médico. Além disso:
- Beba bastante água; principalmente após exercícios físicos;
- Use roupas leves e procure ambiente fresco e ventilado;
- Pratique exercícios leves regularmente. Caminhada, natação e dança ajudam a fortalecer os músculos;
- Evite fumo, álcool ou outras drogas;
- Faça refeições mais leves e mais frequentemente;
- Tome o sol das primeiras horas da manhã ou no fim da tarde;

Estas medidas vão contribuir para a melhoria da qualidade de vida e prevenção de doenças como câncer de mama, osteoporose, entre outras. O climatério e a menopausa não são doenças! São ocorrências naturais do ciclo de vida das mulheres e nem todas apresentarão sintomas no decorrer desse período.

Dúvidas sobre a Menopausa

Com sintomas tão abrangentes, que vão de ondas de calor a depressão – não é à toa que tantos mitos envolvam o climatério –, a transição entre a fase reprodutiva e a não reprodutiva tem como marco a última menstruação. Como esse período traz um quadro muito particular de sintomas e tratamentos para cada mulher, é natural que surjam várias dúvidas. Por isso, é importante consultar seu médico ginecologista, uma vez que somente ele poderá tirar todas as dúvidas sobre a terapia de reposição hormonal.

Entre em contato com a Clínica Dr. Renato Nisenbaum e agende sua consulta.

Contate-nos pelo whatsapp!